quarta-feira, 27 de abril de 2011

FORÇA JOVEM E A DANÇA DE RUA - Brooklyn Rock (Up Rocking)











Estilo criado entre 1967 e 1969 pelos dançarinos (Rockers) Rubber Band e Apache no Bairro do Brooklyn em Nova York (Estados Unidos). Rubber Band desenvolveu a dança com o passo "Jerk" e Apache contribuiu com o gestual das mãos, conhecido como "Burn". Muitas Gangs aderiram ao estilo no inicio dos anos 70 para resolverem suas diferenças sem usar violência. Logo depois o Up Rocking deixou de ter uma relação apenas com os membros de gangs e passou a ser uma linguagem de dança que vários jovens aderiram.

Muitos grupos de Up Rock marcaram o nome na história como: Touch of Rock, Nasty Rockers, Mysterious Rockers, MTC Jigabugs, Dynamic Spinners, Non Stop Rockers, All Star Rockers, Symphony Rockers, IND Dancers, Supreme Rockers dentre outros.

Características do Up Rocking: O estilo consiste em uma dança que simula uma luta. Dois grupos de dançarinos se formam em linha, sendo que cada indivíduo fica frente a frente. Essa formação é chamada de "Apache Line". A música é o guia não somente rítmico, mas também lírico para executar os Burns e Jerks. Vence aquele que interpretar melhor a música e "sendo melhor" que seu oponente com sua criatividade ao executar os Burns.

No meio dos anos 70 a dança Up Rocking Original desapareceu, porém deixou sua herança com os B.Boys do Bairro do Bronx que continuaram fazendo seus passos. Cabe lembrar que o dançarino de Up Rocking era e continua sendo denominado de "Rocker".

Nenhum comentário:

Postar um comentário